O que é pesca predatória?

Nesse artigo vamos falar sobre o que é a pesca predatória a pesca subaquática é considerado pesca predatória? Vamos tirar todas essas dúvidas.

Antes de tudo vamos entender o que é a Pesca predatória

Pesca predatória ou sobrepesca, em ciências pesqueiras, pode ser entendida como uma atividade pesqueira executada de forma desenfreada, ou seja, é a pesca excessiva e insustentável praticada pela ação humana.

Confira no vídeo:

Quando a pesca é uma ameaça?

A sobrepesca é considerada uma ameaça para a biodiversidade marinha e assume uma postura devastadora sobre os ecossistemas aquáticos, já que não leva em conta a capacidade de reposição das espécies exploradas. Quando se é pescado por cima da capacidade populacional desses ecossistemas, os peixes não têm oportunidade de se reproduzir e isso diminui, em um futuro previsível, um ótimo nível de pesca.

Quando começou a ser notado esse problema?

O esforço de pesca excessivo começou a virar um problema entre 1950 e 1989, com o desenvolvimento de equipamentos e a introdução de técnicas que permitiram uma melhor eficiência na captura de peixes.

Fonte: Wikipedia

Atenção para esse detalhe

”Desenvolvimento de equipamentos e a introdução de técnicas que permitiram uma melhor eficiência na captura de peixes

Assim que começou a pesca industrial e a cada ano surgindo novas tecnologias voltadas para a pesca o homem começou a capturar cadê vez mais espécies em escala global e em quantidade de milhões de toneladas.

A pesca subaquática é considerada predatória? confira infográfico abaixo

Em relação a escala global, a quantidade de pesca subaquática realizada representa menos de 1% por cento da retirada de peixes no mundo. Fonte: Wikipédia.

Pesca predatória é só quem pega muita quantidade de peixes?

Vamos colocar um exemplo que acontece todo ano, existe uma determinada data em um mês especifico do ano em que as lagostas entram no período de proteção para que elas tenham tempo de reprodução, nesse exemplo vamos colocar que é o mês de setembro, nessa data o mergulhador foi e pegou uma lagosta, nesse caso é considerado predatório? A resposta é sim, porque nesse mês as lagostas estão sobre proteção e proibido a captura, então a pesca predatória também é quando inflige uma data de proteção mesmo que seja em pouca quantidade. Essa situação é valida para para peixes e qualquer espécie, se está no período de proteção devemos respeitar esse tempo para que eles tenham tempo de reprodução.

Fale com a gente e tire todas as suas dúvidas, opções de cursos Mergulho livre, pesca sub e apneia dinâmica e estática Presencial e a distância em todos os estados ☑

Share

Deixe um comentário

.