Trocas gasosas na respiração, ventilação
A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar. É um acontecimento repetitivo que envolve todo o conjunto de órgãos do sistema respiratório.
- Inspiração – Quando ocorre a entrada de ar nos pulmões, caracteriza-se pela contração do diafragma e dos músculos intercostais.
- Expiração – Quando ocorre a saída de ar nos pulmões, caracterizando-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
Quando respiramos realizando a Inspiração: a gente respira a quantidade de Oxigênio 21%, Nitrogênio 78% e Gás Carbônico 0,3%.
Quando expiramos (eliminando para renovar o ar) a gente libera 16% Oxigênio, 4,6% de gás carbônico e 78% de Nitrogênio, observe no gráfico que o Gás carbônico que respiramos era 0,3% na inspiração e na expiração ele virou 4,6%, isso porque o nosso corpo produz gás carbônico e nessa troca gasosa a gente utiliza técnicas de apneia para eliminar resíduos do gás carbônico que fica antes de fazer uma nova apneia.
Durante a inspiração e durante a expiração, o ar passa por diversos e diferentes lugares que fazem parte do aparelho respiratório
Lembre-se de sempre que for treinar apneia seguir os procedimentos de segurança.